terça-feira, 4 de março de 2008

Mudanças

De acordo com Aristóteles as coisas já são o que serão. Explicando melhor, a semente contem a árvore, a criança contem o idoso, a alegria contem a dor e por ai vai. Ele chamo isso de potencia. Uma coisa só se transforma em algo que ela já era mais que até então estava somente em potencia.
Mas as transformações não ocorrem do dia para noite ( e este por sua vez não ocorre de uma outra para outra que por sua vez não acontece de um minuto para a o outro e assim vai...). Elas demoram tempo... mas quanto? Depende, para uma semente crescer até a árvore chegar a fase adulta anos são nescessarios, para uma criança virar idoso anos também são nescessarios agora para um bolo ficar pronto leva só uns quarenta e cinco minutinhos.
De acordo com Zenão, não importa o qual longe você esta da sua cama, nunca chegará lá. Explicando melhor, para você chegar a qualquer lugar antes você precisa chegar a metade do caminho e antes disso a metade da metade e antes disso ainda a metade da metade da metade.... e assim vai até nunca mais acabar.
Sabendo que transformações demoram tempo e que este é formado por horas que antes são minutos e antes segundo e antes milésimo e assim vão se dividindo e se tornando infinitas, chegamos a conclusão que as transformações ocorrem eternamente, elas sempre estão se construindo e talvez em nome de uma mudança menor. Mas não percebemos. Perdemos a noção do tempo olhando para o relógio.
E olhando para ele acabamos não analisando nosso potencial e decidindo de maneira firme o que será pontecializado e o que não será. Acabamos esquecendo que tudo que acontece estava presente antes e que lentamente ( e infinitamente) foi construído.
A flor precisa de uma semente para nascer... mas mesmo com semente sem água e terra fértil a flor não existe.
Traduzindo.... demorarei mais a escrever porque preciso estudar e decidir o que vou fazer da vida

Nenhum comentário: