domingo, 16 de março de 2008

POR QUE

Deus é o bem.
O Diabo é o mal.
Valores maniqueístas atolam nossa mente. E perguntas relacionadas a eles nos fazem caminhar na busca de um mapa sem X com pés descalços no chão duro e cheio de pedrinhas dessa ilha das ilusões. A verdade é tão relativa que esta simples afirmação se torna um paradoxal.
Acontece que mesmo sabendo disso o maniqueísmo tem uma força magnetizadora sobre nós. A simplicidade dele nos encanta. Quando olhamos para o mundo com olhar maniqueísta ele se torna um quartinho de criança com papel de parede amarelo. A doçura que o mobile traz quando gira em cima do berço com sua pueril melodia. Valores tão fixados em bem ou mal nos atarem, mas um dia precisamos sair desta ilha no meio do oceanos das lágrimas e entendermos que tudo é relativo. Tudo é uma convenção. E no somos otimas vaquinhas de presépio balançando a cabeça afirmamente para tudo que no é dado.
Por que aquilo é belo? Por que não é? Por que isso é aquilo? Quando iremos arrancar esses grilhões e tentarmos entendermos o mundo? Nossa preguiça nos faz apreciar essas informações mastigadas e aceita-las como verdade. Nosso estúpido orgulho nos faz acreditar que nossas verdade são absolutas, mas una coisa absoluta é nossa ignorância

Um comentário:

bruno cyrne disse...

haha nem sei como eu vim para aqui nesse blog mas eu parei e comecei a ler. (coisa que eu NUNCA faço) e juro que é muito dahora as coisas que voce escreve. juro mesmo. haha. e olhei e pensei 'acho que eu vo deixa um comment aki' e to aqui. haha mas sussa. tá de parabens mari. mesmo. beijo pra voce.