sábado, 6 de dezembro de 2008

Eu não entendi

Eu achei que havia entendido tudo... Eu achei que as coisas não eram tão complicadas, mas eu só achei.
Meu avô estava muito doente, ele tem 85 anos e passou uma cirurgia de alto risco. Eu não achei que fosse sobreviver e por causa disso fiquei pensando sobre a morte e tentando entende-la. Meu avô sobreviveu à cirurgia e foi para a UTI. Quando eu andava pela UTI vendo aquelas pessoas tão doentes e fracas pensava "Coitadas... vão morrer a qualquer instante, como será que é estar tão próximo da morte?". Meu avô saiu da UTI e foi para o quarto, ele já está bem melhor, praticamente não corre mais riscos.

Eu estava na aula de Marketing conversando com uma amiga, planejando irmos a uma balada, de repente chega outra menina com os olhos vermelhos eu disse:
- Que foi? Foi mal na prova?
- Mais ou menos... Vocês souberam da Mandy?
- Não, ela foi mal na prova?
- Não, ela morreu.
Eu e minha amiga ficamos em silêncio. Uma menina de 18 anos saudável e que nós havíamos visto ontem de manhã não estaria morta. Um arrepio tomou conta do meu corto. O único som que eu ouvia era o do meu coração acelerado. Minha garganta estava seca e minhas pernas tremulas. Sem saber o que fazer fui até outro grupo de meninas e disse:
- Que historia é essa que a Mandy morreu?
A classe toda ouviu. A classe toda ficou pálida e tremula. Uma menina começou a gritar na tentativa de acalmar a classe:
- GENTE NÃO PODE SER! EU LIGUEI PARA ELA HOJE DE MANHÃ.... e....- a menina sentou-se em uma cadeira- ela não atendeu..
Outras pessoas falavam:
- Isso só pode ser uma brincadeira de mau gosto....
O professor atônito disse:
- Alguém sai da sala para colher informação e o resto fica para a aula.
Eu então que só queria fingir que nada daquilo estava acontecendo voltei para minha cadeira ansiosa para ter a aula... Mas, então eu vi um garoto chegar chorando falando no celular. Como se estivesse sussurrando eu disse:
- Meu Deus é verdade....
E sai da sala, todos vieram atrás de mim....
- Gente- dizia ele- a Mandy morreu! A tia dela me ligou. Ela teve um ataque do coração enquanto falava com a mãe... A MANDY MORREU!
Choro, indignação, revolta.... Não há mais o que falar. Uma menina de 18 anos morreu.
Me disseram que ela tinha bulimia e começou a tomar remédio para emagrecer e isso desencadeou a parada. Me disseram também que os filhos devem enterrar os pais e que garotos de 18 anos são imortais.
Eu achei que uma noticia de morte poderia chegar a qualquer momento, e chegou. Eu achei que a vida era previsível e simples, mas ela não é. E meus olhos ainda ardem por causa do sal. E na hora de dormir eu não consigo não pensar....
Como alguém que estava saudável e rindo na terça feira a tarde está morta na terça a noite?
Eu achei que tivesse entendido tudo, mas agora sei que não entendi nada.

Nenhum comentário: